NOVENA Sagrado Coração de Jesus
A Fundação AIS convida todos os portugueses a unirem-se à devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Preencha o formulário abaixo e receberá diariamente no seu e-mail, a oração de cada dia da Novena. No final, enviaremos um link para o seu e-mail, através do qual poderá descarregar gratuitamente a brochura Novena ao Sagrado Coração de Jesus (em formato PDF), com todas as orações diárias. Unidos em oração!

COMO COMEÇOU ESTA DEVOÇÃO
Estava Santa Margarida Maria Alacoque a rezar diante do Santíssimo Sacramento, a 16 de Junho de 1675, quando Nosso Senhor lhe aparece e, apontando para o Seu próprio Coração, diz:
“Eis aqui o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para testemunhar-lhes o seu amor; e, por reconhecimento, não recebe da maior parte deles senão ingratidões, por suas irreverências, sacrilégios e pelas indiferenças e desprezos que têm por Mim no Sacramento do amor. Mas o que Me é ainda mais penoso é que corações que Me são consagrados agem assim. Por isso, Eu te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu Coração, comungando-se neste dia e fazendo-Lhe um acto de reparação, em satisfação das ofensas recebidas durante o tempo que estive exposto nos altares. Eu te prometo também que o Meu Coração se dilatará para distribuir com abundância as influências de seu divino amor sobre aqueles que Lhe prestem culto e que procurem que Lhe seja prestado.”
Das imagens do Coração de Jesus, a mais expressiva é a que O representa com o Coração nas mãos, oferecendo-o e como que convidando o observador a oferecer-Lhe também o seu, numa misteriosa proposta de “troca dos corações”. O coração que a mão esquerda sustenta e oferece está ferido, atingido pela lança do soldado na Sexta-Feira Santa, do qual saiu sangue e água, sinais da Igreja e dos Sacramentos, que têm a sua origem no Coração do Redentor. A ferida visível permite contemplar a ferida invisível do amor, agora plenamente revelado.
O sentido da reparação ao Coração de Jesus é a gratuidade da adoração e da presença, para estar simplesmente com Ele, dar-Lhe a alegria de se deixar ver por Ele. Por isso, deve permanecer algum tempo em silêncio, contemplando uma imagem do Coração de Jesus, deixando-se envolver pelo Seu olhar.
Primeiras Sextas-Feiras
Esta devoção consiste em receber a Sagrada Comunhão em nove meses consecutivos nas primeiras Sextas-Feiras de cada mês em honra e reparação ao Sagrado Coração de Jesus.
Esta prática nasceu de aparições privadas de Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque, por meio das quais se pode ganhar a graça do arrependimento e a graça de receber os Sacramentos à hora da morte.
Devoção dos Primeiros Sábados
A prática dos Cinco Primeiros Sábados é um acto de reparação ao Coração Imaculado de Maria. Esta devoção nasceu a pedido do Menino Jesus e de Nossa Senhora de Fátima à Irmã Lúcia, e tem como finalidade reparar o Imaculado Coração de Maria e oferecer, como promessa a quem a praticar, alcançar o Céu.
No primeiro sábado de cada mês devemos rezar o Terço Mariano e fazer 15 minutos de companhia a Nossa Senhora, meditando os 15 mistérios do Rosário.
Para completar esses actos reparadores, são necessárias a confissão e a comunhão. Na impossibilidade de confessar-se no primeiro sábado, a confissão poderá ser feita oito dias antes ou oito dias depois do primeiro sábado.
Todas essas práticas devem ser realizadas com a intenção de reparar o Imaculado Coração de Maria.
ACTO DE REPARAÇÃO E CONSAGRAÇÃO
Eis o Coração que tanto amou os homens! Da maior parte deles, recebe só frieza, indiferença, ingratidão! Senhor Jesus Cristo, nós cremos no Vosso amor; queremos estar atentos às suas manifestações e disponíveis para os seus contínuos convites. Acolhei e aperfeiçoai a nossa resposta de adoração, de reconhecimento e de amor, unindo-nos sempre mais intimamente à Vossa oblação e à Vossa obra de reparação. Fazei, Senhor, que nós e todos os Vossos fiéis, animados pela viva fé, radicados e fundados na caridade, saibamos compreender e testemunhar a plenitude do amor a fim de instaurar o Vosso reino de justiça, de verdade e de amor nas almas e na sociedade.
Ámen
|