Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://www.fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Religiosas


A Fundação AIS apoia inúmeras comunidades de religiosas: contribuindo para o seu sustento diário e para a formação das noviças, financiando assistência médica às religiosas idosas, disponibilizando máquinas e aparelhos diversos que facilitem o seu trabalho, e construindo ou restaurando instalações onde as religiosas possam viver e dedicar-se às suas actividades pastorais.

O apoio a religiosas contemplativas sempre foi uma das prioridades do Padre Werenfried, tendo-se mantido como prioridade da Fundação AIS até aos dias de hoje. Por vezes, é extremamente difícil a estas religiosas assegurarem sozinhas o seu próprio sustento, uma vez que apenas podem realizar trabalhos no interior dos conventos e têm de fazer interrupções constantes para garantirem os diversos momentos de oração diária. Além disso, muitos dos trabalhos que anteriormente realizavam, como trabalhos de costura e produção de hóstias, são hoje realizados por leigos, retirando-lhes assim essa possibilidade de subsistência.


Garantia de necessidades básicas

A Fundação AIS procura apoiar as comunidades de religiosas contemplativas, garantindo financeiramente o seu sustento diário, para que possam estar libertas para as suas actividades e momentos de oração. Contribuímos também financeiramente para o pagamento de despesas básicas como electricidade, aquecimento, água e gás.


Disponibilização de máquinas e aparelhos diversos

Muitas comunidades de religiosas realizam trabalhos como produção de hóstias, venda local de produtos da horta, produção de vestes litúrgicas e terços, criação de presépios e figuras religiosas, etc., de forma a garantirem um mínimo de auto-suficiência. Para facilitar o seu trabalho, disponibilizamos alguns aparelhos como máquinas de costura ou máquinas de produção de hóstias, entre outras.


Apoio à formação de noviças

É importante que as noviças que entram nos conventos possam receber uma sólida formação teológica, que sirva de base para o desenvolvimento da sua vida espiritual e contemplativa. Qualquer formação custa dinheiro, por isso, a Fundação AIS contribui para garantir a possibilidade de formação inicial e contínua de muitas religiosas pelo mundo inteiro.


Financiamento de assistência médica

Em muitos conventos e casas de religiosas há inúmeras irmãs idosas a necessitar de cuidados médicos diversos e de medicamentos que cada vez são mais dispendiosos. Neste sentido, a Fundação AIS contribui financeiramente para cobrir este tipo de despesas.


Apoio a religiosas de Leste

Antigamente, em muitos países comunistas, sobretudo na Europa de Leste, as religiosas estavam muito condicionadas naquilo que podiam fazer: era frequente não poderem exercer qualquer actividade pública e estarem proibidas de admitir novas vocações. Apenas podiam trabalhar em segredo, com o risco de serem descobertas e presas.

Após a queda dos regimes comunistas de Leste, a situação alterou-se significativamente. Agora as ordens religiosas podem trabalhar sem restrições e aceitar novas vocações nas suas comunidades.

Actualmente, a situação social em muitos países de Leste é devastadora e o Estado não tem meios para suprir muitas das necessidades, o que leva os governos a acolher o trabalho da Igreja neste campo e muitas vezes mesmo a requisitá-lo e a apoiá-lo.


Apoio à construção

A Fundação AIS tem contribuído para a construção e restauro de inúmeros conventos e casas de religiosas em todo o mundo (ver mais informação em «Apoio à construção»).

Mulheres Extraordinárias

Agenda

02
Set
02 - Set
VENEZUELA | Documentário AIS na RTP
26
Ago
26 - Ago
ZÂMBIA | Documentário AIS na RTP
19
Ago
19 - Ago
ETIÓPIA| Documentário AIS na RTP
VER TODOS OS EVENTOS
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais