BURKINA FASO - Ajuda Urgente

Apoiar Campanha
11 maio 2020
Burkina Faso
A ajuda aos milhares de sacerdotes e religiosas que estão “na linha da frente” deste combate humanitário é absolutamente premente. O mundo debate-se com uma pandemia de proporções devastadoras, especialmente para as comunidades em países em desenvolvimento, empobrecidas e com recursos limitados.

Essas comunidades estão numa situação particularmente difícil face a esta crise e dependem, com bastante frequência, do apoio da Igreja local na prestação de serviços na área social e também na saúde. Agora mais do que nunca é urgente ajudar!

BURKINA FASO - UM PAÍS SOB ATAQUE

Passaram 12 meses desde o ataque à Igreja de Dabló, na Diocese de Kaya. Tudo aconteceu naquele Domingo, dia 12 de Maio, durante a Missa. Rezava-se a Nossa Senhora! O Pe. Siméon foi assassinado a tiro, sem piedade, por um grupo de jihadistas. Era um homem muito activo e querido da comunidade. Tinha apenas 34 anos.

Esta região do norte do Burkina Faso é das mais atingidas pela violência das milícias jihadistas. No início do ano, num encontro promovido pela Fundação AIS, o Pe. Roger, que pertence à Diocese de Dori, lembrou a coragem do Pe. Siméon e testemunhou o drama que se vive neste país. “Dezenas de cristãos foram mortos por causa da sua fé. Muitos abandonaram as suas cidades e comunidades. Hoje em dia, há milhares de pessoas deslocadas no interior do país.”

Burkina Faso: Família assiste à Santa Missa através da rádio

O Burkina Faso está em convulsão. Ninguém sabe como esta história vai acabar, mas sabe-se que os Cristãos estão na mira das armas dos terroristas e já começaram a abandonar a região. As Nações Unidas calculam que cerca de 800 mil pessoas abandonaram já as suas aldeias, as suas terras, tudo o que possuíam por causa dos ataques terroristas.

> Para agravar esta grave situação humanitária, o Burkina Faso detectou os seus primeiros casos de Covid-19 em Março. Desde então, o número de casos tem vindo a aumentar de dia para dia. Mas existe uma Congregação que não os abandona…

Apesar da insegurança dos ataques terroristas e agora da pandemia, as Irmãs de Nossa Senhora do Lago de Bam visitam as famílias em maior necessidade, para as ajudar a lidar com o vírus, lhes ensinar práticas de higiene e a respeitar o confinamento.

Mas isto é de facto uma autêntica luta, porque muitas famílias deslocadas internamente, que fugiram das aldeias vizinhas, vivem agora em condições muito precárias, com dezenas de pessoas a partilhar o mesmo espaço. São idosos, crianças, homens, mulheres que perderam tudo e lutam para sobreviver no meio desta pandemia. As Irmãs de Nossa Senhora continuam a ser para eles o rosto de Cristo, cuidando, levando ajuda de emergência e a Sagrada Comunhão.

As Irmãs de Nª Senhora do Lago de Bam estão verdadeiramente na linha da frente e levam esperança a este povo que sofre!

AJUDA URGENTE

> A Fundação AIS prometeu enviar 20.000€ para ajudar esta congregação. São 105 religiosas que são incansáveis anjos da guarda junto destas famílias que tanto sofrem!

As obras de todos aqueles a quem ajudamos há anos, nas suas necessidades e no serviço a Deus e ao próximo, são a prova da missão de amor da Fundação AIS. Os próprios padres e as irmãs estão numa situação extremamente difícil. Também para eles a sobrevivência é uma luta diária. Não nos podemos esquecer deles nas nossas orações.

Não se esqueça que em muitos países apenas pelo simples facto de serem Cristãos é-lhes negada qualquer tipo de ajuda! A Igreja é muitas vezes o seu único meio de subsistência. PODEM CONTAR CONSIGO?

Apoie esta campanha »