SEMINARISTAS LÍBANO: A vocação deles também é nossa

Apoiar Campanha
11 abril 2022
Seminaristas Líbano Fundação AIS: A vocação deles também é nossa
Os pais de Elie Abu Younes encorajaram-no a juntar-se a grupos de jovens cristãos e ele viveu uma vida vibrante de fé até partir para a universidade em Beirute.

Lá, estudou para ser optometrista. “Depois da faculdade, trabalhei durante três anos, mas apesar de ter sido um êxito e gostar muito de trabalhar, havia sempre um espaço vazio no meu coração e nada podia enchê-lo. Faltava alguma coisa.”

Poderia ser um chamamento para o sacerdócio? O pensamento passou-lhe pela cabeça, mas assustou-o tanto que reagiu negativamente. “Desde muito jovem, sentia que esta era a vida que queria, uma vida próxima de Jesus, para O conhecer mais, mas pensava, ‘não, eu não’. Pensava que não merecia ter esta vocação e isso fazia-me ter medo de dizer sim.” Esta atitude levou à rebelião. “Fugi. Durante dois ou três anos andei a fugir do Senhor. Durante esses anos tentei alcançar a minha felicidade de todas as formas que podia, mas nada funcionou. O vazio dentro de mim cresceu cada vez mais.”

No entanto, quando a pandemia c egou, o trabalho foi interrompido e Elie foi para casa. Como tantos outros, ocupou o seu tempo a ver filmes. “Estava a ver um filme sobre o Papa Francisco, quando um sentimento estranho surgiu dentro de mim. Fui a uma igreja rezar, mas não recebi uma resposta do Senhor. Então, fui falar com um sacerdote e ele encorajou-me a ir para o seminário.”

Desta vez não teve medo. Elie entrou no seminário e sentiu logo uma mudança. “Essa experiência assegurou-me que esta é a minha vocação e a minha felicidade. Para ser feliz, uma pessoa tem de caminhar com o Senhor. E se era a Sua vontade eu ser padre, eu aceitava a Sua vontade.”

VOCAÇÃO

"Desde jovem, tenho sentido muitas vezes que esta é a vida que eu quero. Uma vida perto de Jesus, para O conhecer melhor. Quando terminei o secundário, fui para Beirute e entrei na universidade. Fiquei lá durante três anos e, embora o trabalho tenha sido um êxito, fugi do Senhor. Deixei de ir à igreja, deixei de rezar. urante esses anos, quanto mais esse vazio foi aumentando, mais eu sentia que o Senhor me chamava ao sacerdócio. Tinha medo. Porquê eu? Quem sou eu para ter uma vocação sacerdotal? “Pai, se quiseres afasta de mim este cálice, contudo, não se faça a minha vontade, mas a Tua.” Falei com um padre. Ele disse- -me, “A tua vocação sacerdotal amadureceu. Prepara-te para ir para o seminário.” As pessoas precisam de ver Jesus reflectido no padre humano.

As pessoas precisam que o padre esteja ao seu lado, que as ajude a perseverar nesta terra."

Seminarista Elie Younes

O sentimento de ter voltado a encontrar o seu caminho não fez desaparecer todos os problemas que, infelizmente, o Líbano está a passar. As pessoas precisam de tudo. Faltam alimentos, medicamentos, electricidade, leite, pão… “A pobreza levou muitos cristãos a abandonar o Líbano, mas aqueles que permanecem precisam de apoio espiritual”, diz Elie.

Seminarista Elie Younes Fundação AIS - A vocação deles também é nossaApoie um seminarista na sua vocação »

> Por favor, apoie hoje mesmo um seminarista da igreja perseguida e necessitada. Eles dependem unicamente de nós!
O seu donativo será aplicado directamente na sua formação e subsistência. Ele não se esquecerá de si quando rezar.

Apoie esta campanha »

HISTÓRIAS RELACIONADAS