SÍRIA: Ajuda de Emergência

Apoiar Campanha
11 junho 2020

Para a Fundação AIS, a Síria continua a ser um país prioritário. Durante os anos de guerra, os cristãos sírios sofreram muito. Além de terem sido vítimas de perseguição por parte de grupos radicais islâmicos, muitas famílias sentem-se ainda hoje abandonadas, como se fossem cidadãos de segunda.

Muitos Cristãos viram as suas propriedades destruídas ou saqueadas e enfrentam agora um quotidiano dramático, com desemprego elevado e uma taxa de inflação proibitiva.

Quase duas em cada três pessoas na Síria estão deslocadas, muitas delas lutando diariamente para conseguir um pouco de comida. Como se não bastasse tudo isso, agora têm de enfrentar ainda o inimigo invisível que dá pelo nome de Covid-19.

Neste momento, mais de 20 mil famílias já estão a receber ajuda de emergência por parte da Fundação AIS por causa da crise provocada pela pandemia. No total, este plano de emergência vai beneficiar precisamente 20.550 famílias cristãs.

→ Cada família vai receber uma ajuda de 25€ que se destina à aquisição imediata de produtos alimentares e também de higiene, necessários para a contenção da propagação do Covid-19.

Apoie esta campanha »

Esta ajuda de emergência é vital para a sobrevivência das famílias cristãs que enfrentam um dos períodos mais difíceis na recente história do país. Embora 25 euros não pareça muito, é quase metade dos rendimentos mensais de cada agregado familiar na Síria e, portanto, é mesmo vital.

Esta campanha vai abranger um número muito significativo de cristãos, mais de 80 mil! São mulheres, homens, crianças e idosos que perderam tudo! Também por isso, a importância e urgência desta iniciativa, que vai ser implementada sem demora, antes que a pandemia se espalhe pelo país.

Todas estas pessoas estão esgotadas. Por todas estas razões, a ajuda agora disponibilizada pela Fundação AIS graças à generosidade dos seus benfeitores em Portugal e em todo o mundo, é crucial para a sobrevivência destas famílias cristãs.

As famílias abrangidas por esta ajuda de emergência vivem em aldeias e cidades que foram particularmente afectadas pela guerra. É o caso de Alepo, Homs, Hassakeh e Qamishli. Só em Alepo, foram identificadas 6.190 famílias, e, em Homs, 7.680.

Precisamente de Alepo chegou-me mais uma mensagem de agradecimento da Ir. Annie, que com a nossa ajuda faz verdadeiros milagres junto de milhares de famílias, e que partilho aqui consigo:

"Queridos irmãos e irmãs, é muito doloroso o que o mundo está a passar neste tempo.
A nossa vida é como uma medalha que podemos usar: uma face está cheia de dor e sofrimento, mas na outra face está a Ressurreição com Nosso Senhor, com a face livre de todo o sofrimento. Temos de confiar no Senhor!

Também devemos dar o nosso melhor. Lembro-me que, quando havia bombas sempre a rebentar, nós não tínhamos outra opção senão ficarmos em casa. O Senhor estava lá connosco, mas nós sabíamos que tínhamos de ficar em casa nos tempos mais difíceis. Isto é o que de mais importante podemos fazer agora. Precisamos de ajudar os membros das nossas famílias, os nossos amigos, os mais necessitados e uns aos outros a animar-nos, e tudo passará.

Esta é também a altura e a oportunidade para dizermos a todos os benfeitores da Fundação AIS que agradecemos com sinceridade toda a vossa enorme generosidade. Vocês ajudam-nos há tantos anos e continuam a fazê-lo. Todos nós na Síria estamos muito gratos! E que Deus continue a abençoá-los a todos e às vossas famílias com saúde e segurança!"

Irmã Annie Demerjian, Alepo