Notícias

LISBOA: Fundação AIS renova Consagração a Nª Senhora de Fátima, repetindo gesto do padre Werenfried em 1967

13 setembro 2020
A Fundação AIS renova amanhã, segunda-feira, dia 14 de Setembro, a Consagração da instituição a Nossa Senhora de Fátima, durante a Missa que vai ser celebrada na capela do secretariado em Telheiras, Lisboa.

Na celebração eucarística, que será presidida pelo Padre Jacinto Farias – Assistente Eclesiástico da Ajuda à Igreja que Sofre em Portugal –, vai repetir-se o gesto do Padre Werenfried van Straaten, o fundador da AIS, no Santuário de Fátima no dia 14 de Setembro de 1967. Desde então, todos os anos, é renovada a consagração desta obra ao “serviço da Igreja perseguida e ameaçada”.

A celebração será transmitida em directo através das redes sociais, com início às 12 horas, permitindo assim, apesar das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, que todos os benfeitores e amigos da Fundação AIS em Portugal e no mundo inteiro se possam associar a este gesto tão significativo.

O ano de 2020 é marcante para a história da Ajuda à Igreja que Sofre no nosso país. Se neste dia 14 de Setembro se repete o gesto de consagração da instituição a Nossa Senhora, ocorrido há 53 anos, daqui a umas semanas, a 13 de Outubro – outra data carregada de enorme simbolismo – assinala-se o começo da presença da Fundação AIS em Portugal.

Foi então, há um quarto de século, que um pequeno grupo de voluntários deu início ao trabalho do que é hoje o secretariado português da Ajuda à Igreja que Sofre, seguramente um dos mais dinâmicos da instituição a nível internacional.

Catarina Martins de Bettencourt, a directora do secretariado português, destaca a importância desta data e da missão da AIS. “Sob o manto protector de Nossa Senhora de Fátima, a Fundação AIS tem procurado ajudar a Igreja que sofre e que é perseguida em todo o mundo. Gostaria de, nesta data, deixar uma palavra de profundo agradecimento aos benfeitores portugueses da AIS que são a alma desta instituição e que, com a sua generosidade sem limites, têm permitido ajudar a secar as lágrimas de Deus na Terra, como tão bem descrevia o nosso querido fundador, o padre Werenfried van Straaten.”

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt