Notícias

MOÇAMBIQUE: Papa Francisco preocupado com situação de Cabo Delgado liga ao Bispo D. Luiz Fernando Lisboa

20 agosto 2020
Ontem, dia 19 de Agosto, o Papa Francisco telefonou ao Bispo de Pemba, em Moçambique, D. Luiz Fernando Lisboa. Este telefonema acontece após um grande ataque no passado dia 12 de Agosto, que culminou com a captura da cidade portuária de Mocímboa da Praia, na Diocese de Pemba, Moçambique. O ataque foi reivindicado por membros do grupo conhecido localmente como Al-Sunna wa Jama’a (ASWJ), filiado ao grupo Estado Islâmico. D. Luiz compartilhou o conteúdo da mensagem do Santo Padre, e nós compartilhamos também essa mensagem com os benfeitores e amigos da Fundação AIS, que tanto ajudam os Cristãos em Moçambique:

Mensagem do Papa Francisco a D. Luiz Fernando Lisboa

Hoje, dia 19 de Agosto de 2020, às 11h29, para minha surpresa e alegria, recebi um telefonema de Sua Santidade, o Papa Francisco, que me confortou muito. Ele disse que está muito próximo do Bispo e de todo o povo de Cabo Delgado, que acompanha a situação vivida na nossa Província com muita preocupação e que tem rezado por nós.

O Santo Padre perguntou ainda se há mais alguma coisa que possa fazer. Agradeci muito o seu gesto e por ter mencionado a crise humanitária que vive a Província de Cabo Delgado durante a bênção Urbi et Orbi no dia da Páscoa, no passado dia 12 de Abril. Informei o Santo Padre que depois da sua menção a Cabo Delgado, houve muito mais interesse por parte de todos, desde países, dioceses de várias partes do mundo, congregações religiosas, organizações internacionais e individualidades, tanto dentro como fora de Moçambique e que, a partir daí, Cabo Delgado voltou ao mapa do mundo porque até lá parecia que já não existia. O Papa Francisco afirmou: “Que bom!”

“O Papa Francisco está connosco e encorajou-nos”

D. Luiz Fernando Lisboa diz ainda que falou sobre a situação difícil de Mocímboa da Praia que, neste momento, está tomada pelos insurgentes e que duas religiosas da Congregação de São José de Chamberry que ali trabalham estão sem contacto com a diocese há já uma semana, ao que o Papa respondeu: “Que triste!” Prometeu rezar também por essa intenção.

O Santo Padre afirmou que se lembrava muito bem da sua visita a Moçambique em 2019, e que já naquela altura se preocupava com a situação em Cabo Delgado. O Papa Francisco ainda pediu que, se precisarmos de alguma coisa, poderemos encaminhar o nosso pedido ao Cardeal Czerny, do Dicastério do Desenvolvimento Humano e Integral.

Garanti a nossa proximidade a ele, ao Papa Francisco, e afirmei que rezamos todos os dias por ele. Por fim, ele disse que está connosco e encorajou-nos: "Adelante!", que significa, "Continuem!" Para terminar a nossa conversa, enviou a sua bênção apostólica a todo o povo de Cabo Delgado e de Moçambique.

Luiz Fernando Lisboa, cp
Bispo de Pemba

A Fundação AIS tem ajudado os Cristãos em Moçambique com diversos projectos. Desde a reconstrução de igrejas até ao apoio de subsistência dos missionários que permanecem firmes mesmo quando a situação está tão difícil. A sua ajuda é fundamental para continuarmos a apoiar Moçambique.

Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt