Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://www.fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Notícias

NIGÉRIA: Sequestro de mais de uma centena de estudantes de uma escola cristã revela clima de insegurança no país

9 julho 2021
NIGÉRIA: Sequestro de mais de uma centena de estudantes de uma escola cristã revela clima de insegurança no país
Desta vez o alvo foi uma escola protestante em Chikun, no Estado de Kaduna. Na noite de domingo, 4 de Julho, homens armados entraram no estabelecimento de ensino raptando 140 crianças, de ambos os sexos, tendo-os levado, ao que tudo indica, para a floresta que existe na região. Na altura, 25 jovens conseguiram escapar.

A região de Kaduna tem sido particularmente visada por ataques de grupos armados, muitas vezes criminosos que buscam apenas o pagamento de resgates. Mas há também grupos jihadistas, nomeadamente o Boko Haram, que visam espalhar o terror entre a população.

Os ataques a escolas têm sido recorrentes, calculando-se que apenas desde Dezembro do ano passado já tenham sido raptadas mais de mil crianças no norte da Nigéria.

A comunidade cristã tem sido particularmente visada nesta onda de violência. No final de Junho, por exemplo, um sacerdote foi raptado no estado de Borno. O padre Elijah Wada, que pertence à diocese de Maiduguri, viajava de Shani para Damaturu, onde ia celebrar uma missa, quando foi levado por homens armados.

De acordo com o Relatório da Fundação AIS sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, a Nigéria continua a ser um dos países mais atingidos pelo terror Islâmico. As Nações Unidas estimam que cerca de 36 mil pessoas perderam a vida em resultado da violência relacionada com o Boko Haram, que teve início em 2009, e que haverá cerca de dois milhões de deslocados.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

JIHADISMO TRANSNACIONAL

Nigéria



Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais