Notícias

NIGÉRIA: Sequestro de mais de uma centena de estudantes de uma escola cristã revela clima de insegurança no país

9 julho 2021
Desta vez o alvo foi uma escola protestante em Chikun, no Estado de Kaduna. Na noite de domingo, 4 de Julho, homens armados entraram no estabelecimento de ensino raptando 140 crianças, de ambos os sexos, tendo-os levado, ao que tudo indica, para a floresta que existe na região. Na altura, 25 jovens conseguiram escapar.

A região de Kaduna tem sido particularmente visada por ataques de grupos armados, muitas vezes criminosos que buscam apenas o pagamento de resgates. Mas há também grupos jihadistas, nomeadamente o Boko Haram, que visam espalhar o terror entre a população.

Os ataques a escolas têm sido recorrentes, calculando-se que apenas desde Dezembro do ano passado já tenham sido raptadas mais de mil crianças no norte da Nigéria.

A comunidade cristã tem sido particularmente visada nesta onda de violência. No final de Junho, por exemplo, um sacerdote foi raptado no estado de Borno. O padre Elijah Wada, que pertence à diocese de Maiduguri, viajava de Shani para Damaturu, onde ia celebrar uma missa, quando foi levado por homens armados.

De acordo com o Relatório da Fundação AIS sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, a Nigéria continua a ser um dos países mais atingidos pelo terror Islâmico. As Nações Unidas estimam que cerca de 36 mil pessoas perderam a vida em resultado da violência relacionada com o Boko Haram, que teve início em 2009, e que haverá cerca de dois milhões de deslocados.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt