Notícias

PORTUGAL: Fátima estará no centro de iniciativa mundial da Fundação AIS de oração do Terço com crianças

15 outubro 2020
O Santuário de Fátima será este domingo, dia 18 de Outubro, um dos centros da jornada mundial de oração do Terço com as crianças, iniciativa que está a ser promovida a nível internacional pela Fundação AIS. Tal como já aconteceu em anos anteriores, com a transmissão em directo do Terço a partir da Capelinha das Aparições pelos meios de comunicação social – televisão, rádio e através da internet – será possível a milhares de crentes acompanharem a oração das crianças desde o Altar do Mundo, cumprindo assim também um dos pedidos de Nossa Senhora aos Pastorinhos ao longo do ano de 1917.

Além de Portugal, a Fundação AIS vai mobilizar crianças para a oração do Terço em mais de 80 países, em várias línguas e em todos os continentes. Sinal da importância desta acção global, o Santo Padre afirmou, no Domingo passado, 11 de Outubro, logo após a recitação do Angelus, a sua proximidade para com a iniciativa da Ajuda à Igreja que Sofre. “Apoio esta bela iniciativa que junta crianças de todo o mundo, que vão rezar especialmente pelas situações de crise causadas pela pandemia…”

As palavras do Papa Francisco reforçaram o relevo desta jornada de oração que teve início em 2005, em Caracas, a capital da Venezuela, recuperando a expressão do Padre Pio de que, “quando um milhão de crianças rezarem o Terço, então o mundo vai mudar”.

E o mundo está a viver uma das maiores crises de que há memória com a pandemia do coronavírus. Para sublinhar a importância de se mobilizar crianças para a oração do Terço, o presidente internacional da Fundação AIS, Cardeal Mauro Piacenza, e o assistente eclesiástico da internacional da instituição, Padre Martin Barta, afirmam, numa mensagem comum enviada a todos os secretariados da instituição, que “nunca antes na História houve uma crise de saúde e uma crise existencial tão global”.

“A escala desta epidemia ultrapassa tudo o que a humanidade experienciou até hoje. O mundo inteiro foi, e ainda está, exposto a um vírus invisível que levou centenas de milhares de pessoas à morte e que gerou repercussões económicas e sociais devastadoras e, ainda na sua maioria, imprevisíveis”, escreveram ambos os responsáveis.

De facto, esta é uma situação extremamente grave que obriga a humanidade a olhar para o futuro com uma esperança alicerçada na fé.

O Cardeal Piacenza e o assistente eclesiástico internacional da Fundação AIS recordam, na carta publicada no início do mês, que Jesus “deu-nos um ‘soro’ universal, que pode tornar-nos imunes à praga que atingiu o nosso mundo. Jesus deu-nos novamente a confiança e a esperança de que Deus deseja curar-nos, mesmo que ainda tenhamos de vir a carregar a cruz”.

Tal como em Portugal, a iniciativa “1 Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz” será levada a cabo pelos diversos secretariados internacionais da Fundação AIS, numa mobilização que, a nível geral, vai envolver milhares de pessoas em paróquias, grupos de catequese, colégios, movimentos e congregações. Em Portugal, esta jornada de oração da Fundação AIS tem o apoio, além do Santuário de Fátima, da Rede Mundial de Oração do Papa, e do Apostolado Mundial de Fátima.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.p