Notícias

PORTUGAL: RedWednesday e conferência de apresentação da Campanha de Natal da Fundação AIS sobre os refugiados

23 novembro 2021
Integrada na RedWeek, a Fundação AIS vai apresentar amanhã, dia 24 de Novembro, a Campanha de Natal "Refugiados - Vidas nas nossas mãos". Com início previsto para as 11h, a conferência decorrerá em regime online e será transmitida através dos canais da AIS no Facebook e Youtube. O jornalista Paulo Aido dará um pequeno testemunho directamente do Norte de Moçambique. Mais tarde, pelas 13h será celebrada uma Eucaristia na capela da Fundação AIS em Telheiras, para assinalar a RedWednesday.

Segundo dados das Nações Unidas, haverá, actualmente, mais de 82, 4 milhões de pessoas deslocadas à força devido a perseguições, conflitos, violência e violações dos direitos humanos.

Dada a dimensão dramática desta realidade, a Campanha de Natal da Fundação AIS em Portugal vai focar este ano a urgência da ajuda humanitária junto destas populações, nomeadamente na Síria, Nigéria, Líbano, Moçambique, República Democrática do Congo e Burquina Fasso.

Todos os anos, em sintonia com os outros secretariados da instituição em todo o mundo, a Fundação AIS faz iluminar de vermelho alguns monumentos mais significativos como forma de procurar chamar a atenção da opinião pública para o drama da perseguição contra os Cristãos e a necessidade de se garantir a liberdade religiosa.

Centenas de catedrais, igrejas, capelas, monumentos e edifícios públicos de relevo são iluminados com a cor que procura lembrar o sangue dos mártires e que este ano tem também como objectivo chamar a atenção para o drama dos deslocados e refugiados.

Amanhã, em Portugal, serão iluminados de vermelho do Santuário de São Bento da Porta Aberta e do Monumento ao Cristo Rei, em Almada, assim como diversas paróquias que quiseram associar-se a esta iniciativa.

Veja aqui o mapa #RedWeek com todas as paróquias que aderiram à iniciativa

Vídeos da campanha: Moçambique - Síria - Burquina Fasso

Fotos da campanha: Pasta Dropbox (+/- 500KB x 12 fotos)

Para entrevistas, por favor, contacte o Departamento de Informação:
Tel. 217 544 000 | Tlm. 912 154 168 | info@fundacao-ais.pt

A Fundação AIS agradece aos MCS que colaboram na divulgação desta iniciativa.

#RedWeek #RedWednesday