Notícias

ZÂMBIA: Inauguração da nova catedral de Monze é exemplo do apoio da Fundação AIS à Igreja em África

23 setembro 2022
Foi inaugurada, a 3 de Setembro, uma nova catedral na Diocese de Monze, na Zâmbia. O edifício, cuja construção teve o apoio da Fundação AIS, procura dar resposta ao crescimento da população local e também à disseminação, na região, de igrejas protestantes.

A catedral da Santíssima Trindade foi pensada por D. Moisés Hamungole que, infelizmente, faleceu no ano passado vítima da pandemia do coronavírus. A cerimónia de consagração da nova catedral foi presidida pelo novo bispo de Monze, D. Raphael Mweempwa. O Bispo recordou não só o seu antecessor como também a generosidade de todos os que permitiram a edificação do templo.

Numa mensagem enviada para a Fundação AIS Internacional, D. Raphael não se esqueceu dos benfeitores da Ajuda à Igreja que Sofre. “Graças às vossas orações e à vossa generosidade, este projecto foi concluído com sucesso. Por isso dizemos: obrigado. Garantimos-vos as nossas orações e pedimos ao nosso Deus de amor que vos continue a abençoar, assim como à vossa nobre missão.”

O compromisso da Fundação AIS com este projecto remonta a Março de 2017 quando D. Moisés lançou uma campanha para angariação de fundos e uma delegação da Igreja local visitou o Papa Francisco em Roma, para que o Santo Padre pudesse abençoar a primeira pedra da nova Catedral.

O apoio da fundação pontifícia para com a Igreja Católica na Zâmbia é bastante vasto e inclui, além da edificação de igrejas, a ajuda na subsistência de diversas comunidades religiosas, como é o caso dos carmelitas descalços oriundos da Índia, e que estão a desenvolver o seu trabalho missionário na Diocese de Chipata, ou de um padre polaco, Adam Pergól, que é responsável, sozinho, por duas paróquias com cerca de quatro dezenas de comunidades…

Além disso, a Fundação AIS apoia também inúmeros projectos ao nível dos transportes, com o envio para as dioceses de veículos de passageiros ou bicicletas e motorizadas que facilitam , por exemplo, o trabalho dos catequistas. O apoio aos meios de comunicação social da Igreja tem também uma expressão muito significativa, com destaque para a Rádio Musi-O-Tunya.

PA [com FA] | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt