BANGLADECHE: Casa paroquial para uma nova paróquia
1 agosto 2022
Dinajpur é uma das mais pobres das oito dioceses católicas do Bangladeche. Tal como em todo o lado neste país esmagadoramente muçulmano, os Católicos representam apenas uma pequena minoria da população. A maioria dos fiéis pertence às minorias étnicas e, por conseguinte, são duplamente desfavorecidos: tanto pela sua fé cristã, como pela sua origem étnica. Enfrentam discriminação e, muitas vezes, até mesmo violência. A Igreja é a única a cuidar deles e a ajudá-los a viver uma vida de dignidade. E, na verdade, a sua fé católica é extremamente importante para estas pessoas, e elas desempenham um papel activo na vida da Igreja.
A Paróquia de Cristo Rei em Nijpara em breve será dividida em duas, e a actual sub-paróquia, sediada em Singra, tornar-se-á uma paróquia independente, juntamente com as 20 aldeias que lhe pertencem. Terá dois ou três sacerdotes a assistir os fiéis. No entanto, até há pouco tempo havia um grande problema na medida em que não havia casa adequada para os padres viverem, ou para as outras actividades essenciais ao trabalho da paróquia, tal como um gabinete paroquial e alojamento de hóspedes.
Mas agora, graças à generosidade dos nossos benfeitores, pudemos contribuir com 30.000 € para que fosse construído uma residência e um centro paroquial. O Bispo Sebastian Tudu consagrou o edifício na passada Páscoa, na presença de uma grande multidão de padres, religiosos e fiéis católicos. Foi uma verdadeira festa e havia grande alegria. O Pe. Peter Soreng, o novo pároco, escreveu para nos agradecer: "É maravilhoso que a paróquia tenha agora a possibilidade de ser assistida a partir deste centro. Toda a comunidade de fiéis está grata e a rezar por todos vós."