A Diocese de Huaità, na região da Amazónia, no Brasil, tem o seu barco fluvial equipado para o trabalho pastoral nas várias comunidades ribeirinhas que na maioria dos casos só são acessíveis através do rio. Estas viagens são difíceis e perigosas e os missionários têm de enfrentar rápidos, grandes árvores que flutuam nos rios, serpentes venenosas e nuvens de mosquitos que, no mínimo, lhes dificultam a vida. Mas o problema principal neste caso era o facto de o barco estar em condições muito más, com madeiras podres, uma quilha estragada e mais uma série de defeitos que exigiam uma intervenção e reparação urgentes.
Graças aos nossos benfeitores, a Fundação AIS conseguiu doar à diocese a quantia de 2.800€ para a reparação do barco, tornando-o capaz de voltar a viajar no rio. Assim, hoje a equipa missionária que inclui um padre, uma religiosa e outros colaboradores como seminaristas, missionários leigos e outras religiosas, podem voltar à sua viagem mensal de duas semanas, de visita aos fiéis das comunidades ribeirinhas para rezar com eles, administrar os sacramentos, dar catequese, bem como ajudar e aconselhar tanto em questões práticas como espirituais. A equipa passa normalmente um dia ou dois em cada comunidade antes de seguir o seu caminho.
De tempos a tempos, o Bispo António Fontinele de Melo também visita estas comunidades. Está muito feliz por saber que o seu barco está de novo em acção, graças à nossa ajuda e que a sua equipa missionária tem condições de segurança muito melhores nestas viagens. Escreve: “Hoje, o barco foi certificado pelas autoridades fluviais e leva os nossos missionários através das águas do nosso amado Amazonas para levar a mensagem do Evangelho aos que mais precisam.”
O nosso profundo agradecimento a todos os que nos ajudaram!