Histórias de Sucesso

Apoiar Projecto
18 maio 2020
ÍNDIA: 10 ciclomotores para o trabalho pastoral nas ilhas Andaman e Nicobar
As ilhas Andaman e Nicobar são um arquipélago de cerca de 572 ilhas no Oceano Índico que pertence à união indiana, mas apenas 37 são habitadas. Mesmo nas ilhas habitadas, mais de um terço da área é reserva de floresta tropical e existem muitas tribos aborígenes diferentes, incluindo algumas totalmente isoladas que rejeitam quase todo o contacto com o mundo exterior.

Desde os anos 80, a população nessas ilhas tem vindo a crescer, como resultado da migração do continente indiano. Hoje, a população total é de aproximadamente 380.000 pessoas, um terço das quais vive na capital, Port Blair.

A Diocese católica de Port Blair tem aproximadamente 34.000 católicos, quase todos habitantes de Nicobar. As 16 paróquias da diocese estão dispersas por várias ilhas e existem mais de 500 pequenas comunidades cristãs. Para viajar entre ilhas, os padres precisam de barcos. Nas ilhas, no entanto, as estradas existentes são longas e difíceis.

Quase nenhuma das paróquias tem carro, e as velhas bicicletas e ciclomotores que são usadas normalmente sofrem muito desgaste com as estradas difíceis e não duram muito.

Assim, no ano passado, o administrador diocesano pediu à Fundação AIS ajuda para comprar 10 novos ciclomotores para o trabalho pastoral. Graças à generosidade dos nossos benfeitores, pudemos responder rapidamente com um donativo de 9000 €, e os ciclomotores foram adquiridos. Agora, os padres podem mais uma vez chegar aos fiéis católicos nas aldeias dispersas das ilhas.

Os 10 sacerdotes que beneficiaram com estes novos ciclomotores expressaram a sua sincera gratidão e o povo também está feliz. Graças à sua ajuda, a diocese pode agora intensificar o trabalho com os jovens, por exemplo, e de um modo geral chegar mais facilmente e com mais frequência aos fiéis católicos.

O nosso profundo agradecimento a todos os nossos benfeitores!