Histórias de Sucesso

Apoiar Projecto
3 junho 2020
ÍNDIA: uma nova igreja para a Paróquia de Santo António Claret, em Bishrail
O dia 23 de Fevereiro de 2020 foi um grande dia para os fiéis da Paróquia de Santo António Claret em Bishrail, no estado de Bengala Ocidental, e por duas razões: primeiro foi o jubileu de prata da inauguração da paróquia, e em segundo lugar a ocasião da consagração da sua nova igreja paroquial, ambos os eventos celebrados com uma grande festa. Graças à generosidade dos nossos benfeitores, a Fundação AIS conseguiu apoiar com um contributo de 36.500 € para que este sonho dos fiéis, há muito acarinhado, se pudesse tornar realidade. O Pe. Martin Soren escreveu para nos agradecer:

"Os nossos sinceros agradecimentos a todos os benfeitores da AIS pelo seu generoso apoio financeiro, que agora transformou este projecto numa realidade. Mais uma vez, queremos reiterar a nossa sincera gratidão a todos vós. Sem as vossas incansáveis orações, a vossa ajuda e apoio financeiro, este compromisso nunca teria sido possível. Obrigado por tudo o que fizeram por nós!

A capela original e pequena tinha sido construída de lama com um telhado de amianto. Não só era demasiado pequena, como há muito corria o risco de ruir. Assim, naturalmente, tem sido cada vez mais difícil para a comunidade paroquial reunir-se para a Santa Missa, a catequese, o curso de preparação para o matrimónio, o trabalho com crianças e jovens, e ainda mais para celebrar os grandes dias de festa e a festa do seu padroeiro. A alternativa de realizar as celebrações ao ar livre também era difícil, especialmente durante as monções e no calor escaldante do Verão.

Por si só, os fiéis católicos poderiam contribuir muito pouco para esta nova igreja, uma vez que a Diocese de Raiganj, a que pertence a Paróquia de Bishrail, se situa na fronteira com o Bangladesh, numa região de extrema pobreza. A maioria das pessoas que aqui vive pertence às minorias étnicas marginalizadas e mal ganham o suficiente para o sustento das suas famílias. Além disso, os 94.000 católicos da diocese representam apenas cerca de 1% da população, enquanto a maioria ainda segue várias religiões tribais animistas. Ainda há superstição generalizada e crença na bruxaria. E, no entanto, cada vez mais pessoas vêm ouvir, sentindo-se atraídas pela mensagem reconfortante do Evangelho e cativadas ao mesmo tempo pelo testemunho de fé dos cristãos que encontram. Há até algumas vocações locais para o sacerdócio: na verdade, a maioria dos padres que trabalham na diocese são homens locais e cada vez mais jovens sentem que Deus os chama para O servir.

Além disso, aqui, como em muitas outras partes do mundo, a Igreja está a desempenhar um papel importante no domínio da educação, do conhecimento e do desenvolvimento. Embora o seu principal objectivo seja, naturalmente, pastoral, a fé católica também se expressa sempre em obras de caridade prática para com todas as pessoas, independentemente da fé ou credo.

Graças ao apoio dos nossos benfeitores, os fiéis católicos da Paróquia de Bishrail podem agora orgulhar-se da sua nova igreja, participando nas celebrações adequadas da sua vida litúrgica.

O nosso profundo agradecimento a todos os nossos benfeitores!