Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://www.fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Histórias de Sucesso

REP. DEM. DO CONGO: Missais em língua Chiluba

Apoiar Projecto
15 julho 2020
REP. DEM. DO CONGO: Missais em língua Chiluba
A língua Chiluba (Ciluba) é falada por cerca de 6 milhões de pessoas na região de Kasai, no sudeste da República Democrática do Congo. É uma das quatro línguas nacionais deste imenso país no coração de África. Há alguns anos, os bispos das oito dioceses católicas dessa região reconheceram a necessidade urgente de novas edições dos livros litúrgicos nessa língua serem introduzidas gradualmente. Por um lado, os livros já estavam em grande parte desgastados; por outro, precisavam de ser revistos e corrigidos linguisticamente.

A região de Kasai é vasta e negligenciada, com profunda pobreza generalizada. Durante 2016 e 2017, houve uma série de verdadeiras ondas de violência em toda a região, durante as quais vários milhares de pessoas foram mortas. Dezenas de valas comuns foram posteriormente encontradas. Muitos edifícios da Igreja também foram atacados, saqueados e incendiados, entre eles a catedral e a residência episcopal em Luebo.

O Governo, para todos os efeitos, está ausente e cabe à Igreja cuidar de todas as necessidades do povo e fornecer ajuda, na medida das suas possibilidades. Mas o homem não vive só de pão e para a Igreja sempre foi a saúde da alma humana a sua primeira preocupação. A Eucaristia é a “fonte e cume da vida e da missão da Igreja”, como diz o documento Lumen Gentium do Concílio Vaticano II. Portanto, para os bispos da região, a republicação destes livros litúrgicos tem sido uma prioridade.

Agora, graças à generosa ajuda dos nossos benfeitores, a ACN pôde conceder uma ajuda de 20.000 € para permitir a impressão da primeira edição do novo Lecionário. Foi acolhida com grande alegria e os bispos, padres e todos os fiéis católicos das oito dioceses da região de Kasai estão profundamente gratos a todos os nossos generosos benfeitores!


O nosso profundo agradecimento a todos os nossos benfeitores!

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Consignação Fiscal

Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais