Os fiéis católicos da Arquidiocese de Bukavu, no leste da República Democrática do Congo, estão muito felizes. Graças ao apoio generoso dos nossos benfeitores, a AIS conseguiu dar 14.000€ à arquidiocese para modernização e melhoramento do equipamento técnico da sua rádio local, a Rádio Maria. Ao mesmo tempo, conseguiram comprar um gerador e, assim, evitar as frequentes faltas de energia. Como resultado, aumentaram o número de emissões de 15 para 40.
A rádio é um meio de comunicação crucial em África, onde as paróquias tantas vezes abrangem áreas vastíssimas, porque capacita a Igreja a chegar aos seus fiéis até nas aldeias mais remotas, dando informação e educação, ao mesmo tempo que facilita uma participação mais viva e completa de todos na vida da Igreja.
Esta capacidade de comunicar com as pessoas é particularmente importante em regiões, como é o caso do leste do Congo, onde grupos armados rebeldes tornam a vida muito difícil e as viagens inseguras e perigosas para os cidadãos comuns. Na província de Kivu, onde a Arquidiocese de Bukavu está situada, há permanentes ataques violentos, não só contra cidadãos comuns, como contra as instituições da Igreja como paróquias, conventos e residências paroquiais. Vários grupos de rebeldes armados aterrorizam permanentemente as populações, levando muitos a fugir e espalhando o medo e o trauma psicológico por toda a parte. As raízes desta violência têm por base conflitos étnicos e a luta pelas jazidas de minérios valiosos, sendo que recentementee também envolvem de forma crescente grupos islâmicos radicais.
Graças a esta estação de rádio, a Igreja consegue chegar a todos os fiéis onde quer que habitem, levando-lhes consolação, conselho e ajuda e, sobretudo quando é completamente impossível para os sacerdotes chegar às regiões, a transmissão do Santo Sacrifício da Missa em directo, possibilitando a participação na vida da Igreja.
O nosso profundo agradecimento pelo vosso apoio!
