Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://www.fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

BRASIL: Reparação de um barco fluvial para trabalhos pastorais na Região Amazónica

Apoiar Projecto
4 agosto 2021
BRASIL: Reparação de um barco fluvial para trabalhos pastorais na Região Amazónica
A Diocese de Xingu-Altamira abrange uma vasta área da floresta Amazónica. Com mais 247.000 km², é maior do que toda a Grã-Bretanha. No entanto, tem apenas pouco mais 360 mil habitantes no total. Vastas áreas da diocese são cobertas por floresta tropical.

Muitos dos que vivem na zona são migrantes de outras regiões do Brasil, atraídos para aqui por oportunidades de emprego com os grandes proprietários de terras, empresas mineiras e trabalhos de construção na enorme barragem hidroelétrica de Belo Monte. Os problemas sociais, tal como as famílias destruídas, toxicodependência e alcoolismo, são generalizados. No entanto, há também muitas pessoas pertencentes às tribos indígenas que ainda vivem na floresta tropical.

Em termos nominais, cerca de 70% da população é católica. A diocese está dividida em apenas 10 enormes paróquias. Uma delas é a Paróquia de São Francisco Xavier, que inclui numerosas aldeias no exterior. Quarenta destas aldeias situam-se na floresta tropical, nas margens do rio, e só podem ser alcançadas de barco. O trabalho pastoral aí tem os seus próprios desafios e os fiéis católicos têm de esperar regularmente pelos sacramentos, formação na fé e ajuda com os seus problemas práticos do dia-a-dia.

Muitas destas pequenas comunidades só recebem a visita dos sacerdotes de três em três meses, enquanto outros só podem ser visitados de dois em dois anos. Viajar de barco ao longo dos rios é lento e difícil – e frequentemente perigoso também. Enquanto viajam, os padres e missionários leigos têm de passar vários dias no barco. E enquanto os fiéis fazem o seu melhor para sustentar a sua vida de fé, com orações e a Liturgia da Palavra, anseiam pelos sacramentos e pelas visitas regulares dos seus pastores.



Tal trabalho pastoral é impossível sem um barco – escusado será dizer. E apesar da freguesia ter um barco, é velho e necessita de reparações e, de momento, não pode ser usado. Pediram ajuda à AIS e nós ficámos muito felizes por dar os 7080 € de que necessitam para que o barco possa voltar para o rio.


Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Consignação Fiscal

Junte-se a esta causa

Doe 0,5% do seu IRS à Fundação AIS

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais