Projectos

Apoiar Projecto
6 outubro 2021
LÍBANO: Ajuda para crianças refugiadas sírias poderem frequentar a escola
A situação no Líbano é desesperante. A profunda crise política e económica que assola o país desde o final de 2019 mergulhou grande parte da população na pobreza. A pandemia piorou a situação ainda mais. E, além disso, como resultado da guerra na Síria, um milhão e meio de refugiados sírios invadiram o país. Assim, uma população de apenas 4 milhões de Libaneses teve de absorver mais 1,5 milhões de refugiados da Síria. É uma tarefa hercúlea para um país tão pequeno lidar com um número tão vasto de refugiados e cuidar deles adequadamente.

Um número excepcionalmente grande de refugiados instalou-se no Vale de Bekaa, no leste do Líbano, perto da fronteira com a Síria. Uma das tarefas mais urgentes é proporcionar algum tipo de escolaridade para o maior número possível destas crianças sírias. Caso contrário, serão uma geração perdida, uma geração sem futuro, quer no estrangeiro, quer no seu próprio país de origem. Porque sem educação os problemas tornar-se-ão ainda piores a longo prazo, não só para as próprias crianças, mas também para a sociedade em geral. Além disso, a possibilidade de alargar as oportunidades de escolaridade localmente é um factor importante que ajudará a persuadir as suas famílias a permanecer na região e talvez motivá-las, a longo prazo, a regressar à Síria, em vez de tentarem emigrar para a Europa, EUA ou Canadá. Pois são desesperadamente necessários na Síria jovens com uma boa eduação para ajudar a reconstruir o país.

Os Jesuítas administram três escolas no Vale de Bekaa, duas escolas primárias e uma escola secundária. Ao todo, há 113 crianças refugiadas sírias a frequentar estas escolas. O Pe. Marek Cieslik, director geral das escolas, pediu a nossa ajuda para os seus alunos. Porque devido à terrível situação económica no país, está a tornar-se cada vez mais difícil para os Jesuítas até mesmo mantê-los.

Propomos um contributo de 30.000 € para apoiar a educação destas crianças, ou seja, cerca de 265 € para cada criança.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.