Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://www.fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

LÍBANO: Ajuda para crianças refugiadas sírias poderem frequentar a escola

Apoiar Projecto
6 outubro 2021
LÍBANO: Ajuda para crianças refugiadas sírias poderem frequentar a escola
A situação no Líbano é desesperante. A profunda crise política e económica que assola o país desde o final de 2019 mergulhou grande parte da população na pobreza. A pandemia piorou a situação ainda mais. E, além disso, como resultado da guerra na Síria, um milhão e meio de refugiados sírios invadiram o país. Assim, uma população de apenas 4 milhões de Libaneses teve de absorver mais 1,5 milhões de refugiados da Síria. É uma tarefa hercúlea para um país tão pequeno lidar com um número tão vasto de refugiados e cuidar deles adequadamente.

Um número excepcionalmente grande de refugiados instalou-se no Vale de Bekaa, no leste do Líbano, perto da fronteira com a Síria. Uma das tarefas mais urgentes é proporcionar algum tipo de escolaridade para o maior número possível destas crianças sírias. Caso contrário, serão uma geração perdida, uma geração sem futuro, quer no estrangeiro, quer no seu próprio país de origem. Porque sem educação os problemas tornar-se-ão ainda piores a longo prazo, não só para as próprias crianças, mas também para a sociedade em geral. Além disso, a possibilidade de alargar as oportunidades de escolaridade localmente é um factor importante que ajudará a persuadir as suas famílias a permanecer na região e talvez motivá-las, a longo prazo, a regressar à Síria, em vez de tentarem emigrar para a Europa, EUA ou Canadá. Pois são desesperadamente necessários na Síria jovens com uma boa eduação para ajudar a reconstruir o país.

Os Jesuítas administram três escolas no Vale de Bekaa, duas escolas primárias e uma escola secundária. Ao todo, há 113 crianças refugiadas sírias a frequentar estas escolas. O Pe. Marek Cieslik, director geral das escolas, pediu a nossa ajuda para os seus alunos. Porque devido à terrível situação económica no país, está a tornar-se cada vez mais difícil para os Jesuítas até mesmo mantê-los.



Propomos um contributo de 30.000 € para apoiar a educação destas crianças, ou seja, cerca de 265 € para cada criança.

 

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Consignação Fiscal

Junte-se a esta causa

Doe 0,5% do seu IRS à Fundação AIS

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais