Projectos

Apoiar Projecto
21 abril 2021
LITUÂNIA: Apoio à estação de rádio católica em Vilnius
Em todo o mundo, a pandemia de coronavírus demonstrou a importância, nos nossos tempos, dos meios de comunicação católicos para a vida da Igreja. Em muitos países, a única forma de os Católicos poderem participar na Santa Missa e em outros actos de culto comunitário têm sido através da rádio, da TV e por meio de transmissão em directo.

Desde 1993 que a AIS apoia a estação de Rádio católica, "Mazoji Studija" (Pequeno Estúdio), na capital lituana, Vilnius. E, desde a sua fundação, esta estação tem-se revelado um instrumento inestimável de evangelização e de grande importância para os bispos lituanos. Como o seu nome indica, trata-se de uma emissora pequena, mas a sua importância para a Igreja na Lituânia é muito considerável.

A Lituânia é o único país da ex-União Soviética com uma população católica maioritária (80%). Assim, esta estação de rádio católica e os seus programas são bem-vindos e seguidos com gratidão por muitos católicos, a julgar pelas muitas respostas positivas recebidas dos ouvintes. Os seus programas são também apreciados por muitas pessoas que nunca tiveram qualquer contacto com a Igreja Católica e para quem estas emissões provaram ser uma excelente introdução e um estímulo para pensar mais profundamente acerca da fé católica. Elas conseguem encontrar respostas para as suas perguntas e a interessarem-se por estas questões sem nunca terem entrado numa igreja ou falado com um padre. Para muitos isto seguir-se-á mais tarde como um segundo passo, depois de, em primeiro lugar, terem superado a sua resistência inicial a estas ideias.

Mas também para aqueles que já são católicos, a Rádio "Mazoji Studija" é uma fonte de informação que é bem-vinda e graças à qual são capazes de aprender mais sobre a sua fé e a vida da Igreja. Especialmente para os doentes, os idosos e os que estão confinados em casa, as Santas Missas transmitidas pela televisão e Internet são uma grande fonte de conforto e consolação, cuja importância cresceu ainda mais durante o tempo da pandemia de COVID.

A AIS volta a apoiar o trabalho da Rádio "Mazoji Studija" este ano com uma contribuição de 15.000 €.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.