Projectos

Apoiar Projecto
14 abril 2021
NICARÁGUA: Estipendios de Missa para cinco padres albertinos contemplativos
Os monges de Santo Alberto constituem uma jovem ordem contemplativa formada localmente por padres e religiosos na Nicarágua. Até recentemente não existiam ordens religiosas contemplativas masculinas neste país da América Central e os cinco homens que abraçaram esta vida religiosa em Estelí, no norte do país, são eles próprios bastante jovens, com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos. São, por assim dizer, "pioneiros" da vida monástica no seu país de origem e, ao mesmo tempo, um testemunho da juventude e vitalidade da Igreja na Nicarágua.

Depois do Haiti, a Nicarágua é o país mais pobre de toda a América Latina, onde a Igreja Católica enfrenta inúmeros problemas. Para além da agitação política de 2018, que também trouxe grande sofrimento à Igreja, há muitos desafios pastorais a enfrentar. As seitas são numerosas e muito activas, e hoje a proporção de católicos é quase metade do total dos 6,1 milhões de habitantes do país. Além disso, uma crise económica atingiu muito duramente a Igreja, em particular as comunidades religiosas contemplativas.

Depois chegou a pandemia de coronavírus, tornando as coisas ainda mais difíceis para os irmãos. Por um lado, já não podem aceitar convidados no mosteiro, ao mesmo tempo que o pouco que recebiam de presentes do povo quase que já findou por completo. Além disso, os cinco homens apanharam o vírus, um deles tão gravemente que precisou de cuidados intensivos. O custo dos seus cuidados hospitalares foi mais um peso para a jovem comunidade da Nicarágua.

No entanto, e apesar disso, os irmãos experimentaram a pandemia como um tempo de aprofundamento espiritual. O Pe. Francisco, por exemplo, escreve-nos a dizer, "Durante este tempo, experimentei um crescimento na minha vida de fé."

A AIS tem apoiado regularmente estes jovens monges com Estipêndios de Missa e também ajudámos novamente, recentemente, com 5.400 €. Os Padres sempre celebram estas Santas Missas pelas intenções dos benfeitores que as solicitaram. Desta forma, para além da ajuda material e concreta dada, forma-se uma profunda ligação espiritual entre os benfeitores e os sacerdotes que rezam por eles.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.