REP. DEM. CONGO: Ajuda para a formação de 59 seminaristas em Kinshasa
20 setembro 2021
Para a Igreja Católica, a África é um continente de esperança. Um em cada cinco Católicos, uma em cada oito religiosas e um em cada nove padres no mundo vivem hoje no continente africano. E em relação aos seminaristas a proporção é ainda maior: um em cada quatro jovens, que actualmente se encontra em formação para o sacerdócio, é africano. Ano após ano, o número de vocações sacerdotais está a aumentar. Consequentemente, a Igreja em África está a esforçar-se para proporcionar uma intensiva formação espiritual, humana e intelectual aos seus futuros pastores e, portanto, depende inevitavelmente do apoio financeiro do exterior.
É este o caso da República Democrática do Congo. Actualmente, há 59 jovens a estudar para o sacerdócio no seu ano de teologia no seminário principal do Papa São João XXIII, em Kinshasa. A situação financeira do seminário já era difícil antes, mas foi agravada ainda mais pela pandemia do coronavírus. Os fiéis católicos locais já tinham pouco, mas agora o seminário não pode esperar qualquer apoio significativo por parte deles, e as famílias dos seminaristas são igualmente pobres. Mas o nosso princípio sempre foi o de não se perder nenhuma vocação por falta de dinheiro.
Por isso, propomos um contributo de 30.000 € para o apoio e formação permanente destes 59 alunos de teologia.
O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.
"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."
Um grupo de benfeitores de Portugal
Quer deixar um legado em favor dos Cristãos que sofrem?