Projectos

Apoiar Projecto
10 maio 2021
REP. DEM. CONGO: Apoio de subsistência às religiosas em Maluku
No ano passado, as Filhas da Misericórdia da Ordem Terceira de São Francisco celebraram o centenário da sua fundação. A congregação foi criada na Croácia, no ano de 1920, e oito anos após a sua fundação foi incorporada na Ordem Terceira de São Francisco.

Hoje, as Filhas da Misericórdia estão presentes em 14 países da Europa, África e América Latina, em 52 comunidades distintas. Ajudam os pobres e necessitados, cuidam dos doentes, ensinam nas escolas e estão particularmente envolvidas na educação e formação de raparigas e mulheres. Dão também aulas de catequese e desempenham outras funções importantes nas paróquias. Em suma, ajudam onde quer que encontrem pessoas com necessidades corporais ou espirituais.

As irmãs também estão activas na República Democrática do Congo, um dos países mais pobres do mundo e a congregação aí é abençoada com jovens vocações. Em Maluku, na Arquidiocese do Kinshasa, duas irmãs africanas já professaram os seus votos perpétuos, enquanto uma irmã fez agora os seus votos temporários e outras cinco jovens estão apenas a começar a sua formação espiritual.

As irmãs em Maluku dedicam-se particularmente ao cuidado de meninas, crianças em risco e jovens mães em dificuldades. No entanto, uma vez que trabalham por amor e não têm qualquer rendimento financeiro, elas dependem de ajuda externa para cobrir os custos como o aluguer da casa, electricidade, água, alimentação e medicamentos, transportes e tudo o mais de que necessitam urgentemente. Embora vivam de forma muito modesta, a carga financeira de todas estas coisas é demasiado para elas e está a tornar-se cada vez mais difícil para as irmãs noutros países ajudá-las e apoiá-las, uma vez que em muitos países também enfrentam uma grave crise económica, ao mesmo tempo que a pandemia está a dificultar-lhes a sobrevivência.

Assim, as irmãs recorreram à AIS, confiantes no nosso apoio. A Ir. Mirela e as suas irmãs têm grande confiança na Divina Providência – e também na generosidade dos nossos benfeitores. Não queremos desiludir a confiança delas e, por isso, já lhes prometemos 6000 €.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.