Projectos

RÚSSIA: Apoio às despesas de viagem pastorais dos sacerdotes na Diocese de São Clemente (Saratov)

Apoiar Projecto
6 outubro 2021
A Diocese católica de São Clemente está sediada na cidade de Saratov, no rio Volga, no sul da Rússia, a mais de 800 km a sudeste de Moscovo. Os fiéis católicos da diocese aguardam ansiosamente a visita dos seus sacerdotes, dado que são poucos em número (apenas 20 mil) e espalhados por uma vasta área de quase 1,4 milhão de km², ou quase o dobro do tamanho da França. Muitas vezes, a comunidade local consiste em não mais do que meia dúzia de fiéis, às vezes apenas uma única família católica.

Escusado será dizer que os sacerdotes têm de percorrer grandes distâncias para dar assistência aos fiéis católicos. Isto é fundamental para a sobrevivência da presença católica na região, uma vez que onde não há padre, não há sacramentos, e com o tempo o sentido de ligação com a Igreja pode diminuir e o fervor da fé desaparecer, especialmente entre os mais jovens, que vivem entre os seus pares e os vêem viver, aparentemente felizes, sem Deus ou a Igreja. Mas isto, por sua vez, pode tornar-se um círculo vicioso, em que a fé começa a desaparecer e com ela também as vocações para a vida religiosa. Assim, há menos padres e o nível de cuidado pastoral diminui como resultado, levando cada vez mais pessoas a afastarem-se da fé, e a fonte de vocações locais diminui ainda mais. Até hoje, a maioria dos padres da diocese são do estrangeiro.

Por isso, estas viagens pastorais são essenciais, mas os custos com o combustível são enormes. Assim, a AIS está a ajudar a subsidiar estes custos, para que os fiéis católicos não fiquem sem os seus sacerdotes. Esta é uma forma contínua de apoio e este ano estamos a dar 15.000 €.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.