Na Diocese de Lugazi, no centro do Uganda, surgiu recentemente uma nova paróquia. É dedicada a São Kizito, o mais novo dos 20 mártires ugandeses que foram mortos entre 1885 e 1887 pelo rei Mwanga por se recusarem a renunciar à sua fé cristã. Kizito tinha apenas 14 anos quando foi queimado vivo. Foi nomeado o santo padroeiro das crianças e jovens. A Igreja no Uganda orgulha-se, com razão, dos seus mártires.
A nova paróquia, com sede em Namasumbi, está situada numa zona rural. Não existem estradas alcatroadas e na época das chuvas é especialmente difícil chegar a muitas das aldeias. É necessário um veículo todo-o-terreno robusto para passar.
Contudo, durante muito tempo, o único veículo disponível para os dois sacerdotes da paróquia foi um carro antigo que, na realidade, já há muito que deixou de estar em condições de circular. Como consequência, os padres estavam frequentemente dependentes de transportes públicos, o que também era muito pouco fiável. Como resultado, desperdiçavam muito tempo precioso que poderiam gastar nas visitas aos doentes, na assistência aos sacerdotes e no seu trabalho pastoral, uma vez que as pessoas nas aldeias aguardam pela Santa Missa e pelos sacramentos.
Mas agora, graças à generosidade dos nossos benfeitores, pudemos enviar 13.000 € para ajudar na compra de um carro. O pároco, Pe. Jude Kiggala escreveu-nos: "Estamos extremamente gratos pela ajuda que nos foi dada pela Fundação AIS. Como resultado, o nosso trabalho pastoral foi muito reforçado, e agora é muito mais fácil visitar os doentes e idosos, e participar na vida das comunidades cristãs."
Os nossos sinceros agradecimentos a todos os que nos ajudaram! Que Deus vos recompense!
