background image

Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

Multimédia | Vídeos | Haití - Terramoto

Haití - Terramoto

Após o terramoto que sacudiu o Haiti, Bento XVI pediu para rezar pelos milhares de pessoas que morreram, pelos feridos e dispersos, e assegurou também que a Igreja está a enviar ajuda através das Instituições de caridade. Concretamente a Ajuda à Igreja que Sofre colocou-se em marcha com um plano de emergência para dar a melhor ajuda possível às pessoas atingidas.

Segundo explica Xavier Legorreta, responsável pelas ajudas desta organização para a América Latina a ajuda humanitária está a chegar. Serão salvas vidas, curados deontes e sepultados os mortos. Porém, não devemos esquecer que o Haiti é considerado 99% católico. Estes fiéis necessitarão do seu Arcebispo como pastor, assim como dos seus pastores para que acompanhem as comunidades. Lamentavelmente, há muitos sacerdotes e religiosas que perderam a vida, portanto, a Igreja tem que estar presente nesta catástrofe.

A Igreja, explica a Forum Libertas, sofreu grandes perdas. A Arquidiocese de Porto Príncipe tem 80 paróquias com aproximadamente 4 capelas cada uma. Estamos a falar de 320 capelas! Se este terramoto destruiu tudo, deve-se considerar a maior parte delas também foram destruídas. A AIS, conclui, deverá apoiar os sacerdotes que acompanham e consolam esses fiéis que perderam seus familiares. Isso poderá ser feito nas capelas.

Falamos da reconstrução de cerca 150 templos para a qual solicitaremos a ajuda dos benfeitores da AIS e a atenção das necessidades de centenas de sacerdotes e religiosas. O terramoto destruíu a Rádio Soleil e a Tele Soleil, a cujas imagens assistimos. Esses meios católicos tinham completado 32 anos e tinham sido reestruturados em 2009. Todos os seus colaboradores morreram. Somente se salvou um leigo peruano, Joseph Luis Carazas Neyra, que passo 15 horas debaixo dos escombros.

O Arcebispo de Porto Príncipe também esté entre os mortos, Serge Miot.



*Sem Comentários
deixar comentario
voltar

Outros videos

Cristãos do Egipto

Os cristãos na mira dos radicais islâmicos.
...